Lives com
Jarbas Jamocome
e Tony de Marcos

Arte Codificada é uma série de cinco episódios que mostra como utilizar linguagem de programação computacional nas artes, no teatro, na dança, no cinema e no design.

Sobre o projeto

Programação

Ep.01

Processing: um código para artistas

A história da Criação da linguagem de programação Processing

Neste primeiro vídeo da Web Oficina Arte Codificada, você conhecerá a história da linguagem de programação Processing, criada para artistas a partir de estudos desenvolvidos dentro do MIT Media Lab, importante centro de estudos sobre design e tecnologia, localizado em Massachusetts, EUA. Os fundamentos dessa escola nortearam os criadores do Processing.

Abaixo, colocamos os sites que servirão de referências para os próximos episódios:

  1. Site do Processing …… https://processing.org/
  2. Site do P5js ……………. https://p5js.org/
  3. OpenProcessing ……… https://openprocessing.org/
  4. GitHub …………………… https://github.com/

—————————————— INSCRIÇÃO E CERTIFICADO——————————————

A inscrição de cada participante deverá ser realizada pelo link no topo da página. A data limite para a inscrição é até o dia 31/08/2021 e os inscritos receberão certificado personalizado.

 

| | | | | | | NÃO DEIXE DE SE INSCREVER E CURTIR O CANAL ARTE CODIFICADA | | | | | | |

 


PROCESSING COMMUNITY DAY


 

Entre os dias 11 e 17 de abril, acontece o Processing Community Day, um dos maiores encontros virtuais de arte e programação. Dia 11, Zimaldo Bactéria e Jarbas Jacome realizam a Live Arte Codificada no primeiro dia do evento. Acompanhe e faça sua inscrição no site https://pcd.encontrosdigitais.com.br

 

 


 

Ep.02

Do desenho à lógica de programação

Bem vindo ao maravilhoso mundo do Processing

O segundo vídeo apresenta a interface do Processing, como personalizar suas configurações, como carregar e acessar bibliotecas, ferramentas e exemplos, além de saber como obter ajuda para solução de problemas. Depois, você conhece o fluxo de leitura e execução do código e a dinâmica das funções, como são feitas as chamadas de função e passagem dos atributos a partir das funções print() e println(), utilizadas para saída de texto na janela de informações. Você também vai entender o sistema de coordenadas e como o Processing cria imagens utilizado funções para construção de formas primitivas em 2D e 3D, e como o Processing aplica cores na tela e nestas formas. Por fim, desenharemos a figura Zoog, criada por Daniel Shiffman em seu livro Learnig Processing, e aprenderemos a estrutura básica do código no Processing, variáveis de sistema para interação e o que são eventos de mouse e teclado, por fim criaremos nosso primeiro App.

Nesse vídeo você irá:

  1. Conhecer a interface do Processing e como personalizar as suas configurações;
  2. Entender o sistema de coordenadas do Processing;
  3. conhecer as funções de criação de formas primitivas e de configuração de desenho destas funções;
  4. Compreender como o Processing sintetiza e aplica a cor;
  5. Entender o fluxo de leitura e execução do Processing;
  6. Saber o que são blocos de código e como funcionam os blocos setup() e draw();
  7. Conhecer as variáveis de sistema para interação com o mouse e o tratamento de eventos.
  8. Saber como exportar um App a partir do Processing para as Plataformas Mac Os, Linux e Windows.

 

 


 

Ep.03

Dando voltas com as variáveis

Código computacional como processo artistico

Neste vídeo veremos as diferenças entre o Ambiente de Desenvolvimento do Processing e o editor online do P5js, e as principais diferenças entre as suas sintaxes. Você vai conhecer os diversos tipos de variáveis e o que são linguagens fracamente e fortemente tipadas e como declarar e inicializar as variáveis no Processing e no P5js. Você também irá conhecer novas variáveis de sistema e a função random para criar variação. Vai entender a utilização de expressões condicionais para o controle do fluxo do código, através de expressões booleanas e das condicionais if, else e else if, além dos operadores lógicos. Também veremos a utilização de laços de repetição para repetição de processos e interação, as diferenças entre o loop while() e for() e o que é escopo de variáveis, e como funciona o aninhamento de loops. Você também vai conhecer o código Desenho Aleatório Colaborativo Sem as Mãos, apresentado na XI Bienal do Recôncavo.

Nesse vídeo você irá conhecer:

  1. O editor online do P5js e as diferenças de sintaxes entre ele e o Processing;
  2. O que são variáveis e seus diversos tipos;
  3. A diferença entre linguagens quanto a tipagem de variáveis;
  4. As variáveis de sistema e a função random;
  5. Expressões condicionais booleanas, if, else e else if;
  6. Operadores lógicos;
  7. Loops while() e for();
  8. Escopo de variáveis;
  9. O código randomDraw.

 

 


 

Ep.04

Tudo junto e misturado

Do código de linha à orientação por objetos

Neste vídeo você irá aprender a definir as suas próprias funções, com argumentos personalizados, expandindo as possibilidades da codificação. Depois você entenderá como acontece a passagem de argumentos para a função e o que é o tipo de retorno da função. Em seguida abordaremos conceito de objetos e conheceremos a estrutura de uma classe de objetos e prenderemos a implementar uma classe com entrada de dados, construtor e funcionalidades. Depois aprenderemos a declarar uma variável de objeto, inicializar o objeto e usar o objeto. Por fim, veremos como implementar os argumentos no constructor para a inicialização do objeto. Você também conhecerá o conceito da super variável array. Como declarar e inicializar um array, operações de array e a utilização de arrays de objetos e funções. Por fim, o artista apresentará o código Pollock v1.0, de sua autoria.

Neste vídeo você irá:

  1. Entender o funcionamento das funções, como são feitas as chamadas de função e passagem de atributos;
  2. Conhecer o conceito de objetos, a construção de classes e métodos;
  3. Compreender o instanciamento de objetos;
  4. Aprender a criar, manipular e acessar arrays;
  5. Analisar a utilização de funções, objetos e arrays no código Poloock v1.0.

 

 


 

Ep.05

Nem Pincel, nem tinta. Matemática!

Algoritmo como material artístico

Neste vídeo será apresentada a utilização de algoritmos através de exemplos do dia-a-dia. Veremos como podemos integrar várias classes de objetos e algoritmos independentes para criar um algoritmo maior partindo de uma ideia inicial. aplicaremos técnicas de isolamento de trechos de código para localização de erros. Em seguida veremos como utilizar recursos de Bibliotecas através de exemplos em códigos criados pelo artista.

Neste vídeo você irá:

  1. Compreender a utilização de operações matemáticas na construção de algoritmos;
  2. Gerar números aleatórios com a função randômica;
  3. Utilizar técnicas de probabilidade para a criação de efeitos visuais com geração de oscilação, ruídos e recursão;
  4. Compreender o espaço 3d no Processing e as operações de translação e rotação nele;
  5. Apresentação do código Pollock v0.1 de autoria do autor.

 

 

 


 

Ep.06

Luz? Câmara? Código? Ação!

Deixe o código para fazer o trabalho pesado

Neste episódio serão apresentadas técnicas de leitura, manipulação e gravação de arquivos de imagens, vídeo e áudio, princípios da visão computacional, bibliotecas para tratamento, captura e reprodução de arquivos de audio. Por fim o artista apresentará o código Musica Visual, que transforma uma mesa digitalizadora em instrumento musical. Demostrar o carregamento de arquivos multimídia em um Sketch do Processing, em seguida demostrar diversos recurso de manipulação dos dados destes arquivos. Dispositivos de captura de audio e vídeo como sensores de interação. Demonstra a partir do código Música Visual os recursos de Bibliotecas de manipulação de arquivos multimídia.

Neste vídeo você irá:

  1. Compreender as técnicas de leitura, manipulação e gravação de arquivos de imagens, vídeo e áudio;
  2. Conhecer os princípios da visão computacional;
  3. Bibliotecas para tratamento, captura e reprodução de arquivos de audio;
  4. Apresentação do código Musica Visual.

 

 


 

Live Arte Codificada

Processing Community Day 2021

com Jarbas Jácome

Com Zimaldo Melo (Bactéria) e Jarbas Jácome. Live com o arte-programador e músico Jarbas Jácome, como encerramento da Web Oficina Arte Codificada, projeto contemplado pela Lei de Incentivo Aldir Blanc Bahia. A web oficina será composta de 5 vídeos publicados semanalmente entre 04 de março e 04 de Abril de 2021 e de duas lives, sendo a primeira programada para o dia 5 de março com o designer e arte-programador Tony de Marco. A ideia é encerrar a Web Oficina com a live de Jarbas Jácome, durante a programação do PCD. Na live com Jarbas Jácome serão abordados temas como estruturação e organização do código, poéticas tipográficas/textuais e o projeto de pesquisa que ele está desenvolvendo no doutorado pela UFPE, TextoTecidoPalavras.

Live Arte Codificada

Programação criativa na Bahia

No Canal Filtro de Barro

Bate papo sobre programação criativa na Bahia e os 20 anos de lançamento do Processing, com Regiane Coelho, Fagner Fernandes, Cristino Figueiró e Zimaldo Bactéria. Transmitido no dia 24 de agosto de 2018 pelo canal Filtro de Barro.

Com participação de:

Regiane Coelho

Artista Visual ePesquisadorana áreade educaçãoe tdics.

Fagner Fernandes

Artista visuale especialistaem tecnologiase educação abertae digital.

Cristiano Figueiró

Professor doBachareladoInterdisciplinarda UFBA – IHAC.

Zimaldo Bactéria

Artista Visual e gráficoWeb DevWP Lover Aprendiz deFullStack.

 

 

Live Arte Codificada

Conversa de programador disléxo

Com Tony de Marco

A Web Oficina Arte Codificada encerra em grande estilo, com uma conversa com o designer paulistano, Tony de Marco, que falará um pouco sobre design gráfico, tipografia, pixo e código. A live começa às 15h no canal Arte Codificada no Youtube.

Links de Tony de marco

www.tonydemarco.com.br

www.contrast.parts

www.twitch.tv/pixotosco

Subjetividade e Corporalidade

Na exposição, A Arte Somos Nós, que utiliza o digital, o elo entre a subjetividade e a corporalidade estão presentes no fazer da obra que ora tem o observador/participante como co-autor.

Leia mais »

Entre em contato

Para mais informações entre em contato com o artista.

Social