Typeretrato. Autoretrato em ASCII Art. 2014.

Perfil


1x1.trans - Perfil

 

Graduado pelo curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB em 2014, realiza experiências com pintura, gravura, arte e tecnologia e performance. Em 2012, participou da XI Bienal do Recôncavo da Bahia, com o trabalho Desenho Aleatório Colaborativo Sem as Mãos. Em 2013, foi selecionado para publicar o registro da obra Haircut Performance na edição Evocações da Arte Performática 2010-2014, onde o artista convida o público a participar do processo artístico interferindo na aparência dele.


Atua, desde meados da década de 1980, em artes gráficas: de impressão serigráfica até computação gráfica, além de desktop publish. Nos anos de 1990, inicia sua carreira de diretor de arte, produção gráfica e eletrônica no mercado publicitário baiano e nordestino. No setor empresarial, foi sócio de diversas empresas de comunicação e atualmente é sócio da Quanta Comunicação, sediada na cidade de Lauro de Freitas, Bahia. Desenvolve planejamentos de comunicação integrada, identidades institucionais, corporativas ou cooperativas, design gráfico e web design.

No campo da arte, desenvolveu uma poética participativa, fazendo um convite ao observador a interferir no processo artístico. Para criar obras como o Desenho Aleatório Colaborativo Sem as Mãos e a Haircut Performance, buscou referências em artistas como o Grupo Fluxus, Joseph Beuys, John Cage e a performer Marina Abranovich, além dos brasileiros Lígia Clark, Hélio Oiticica, Arthur Barrio e Cildo Meireles. Além disso, mantém uma produção de gravuras, utilizando técnicas de gravação em madeira, metal e materiais sintéticos. Atualmente colabora com a implantação do Atelier de Gravuras da Fundação Hansen Bahia (FHB), na cidade de Cachoeira – Bahia, coordenando oficinas permanentes e ministrando oficinas dirigidas a grupos de estudantes de escolas públicas e privadas, universitários e turistas que visitam a galeria da FHB.

Também realiza um trabalho de divulgação da gravura, ministrando oficinas e palestras abordando os temas relacionados a processos de artes gráficas em congressos e seminários em universidades. Atualmente, utiliza desde técnicas tradicionais até linguagens de programação computacional para a realização de trabalhos de arte e design.

Textos

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE