Typeretrato. Autoretrato em ASCII Art. 2014.

Perfil

Foto Aluno Nota 101 300x300 - Perfil

Sou um artista visual do Recôncavo Baiano graduado pelo curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB em 2014, e venho realizando experiências com pintura, gravura, arte e tecnologia e performance buscando sempre a participação do público.

Já em 2012, participei da XI Bienal do Recôncavo da Bahia, com o trabalho Desenho Aleatório Colaborativo Sem as Mãos e em 2013, fui selecionado para publicar o registro da obra Haircut Performance na edição Evocações da Arte Performática 2010-2014, onde faço um convite ao público a participar do processo artístico interferindo na minha aparência.

Antes da minha formação acadêmica, venho atuando desde meados da década de 1980 seguimento das artes gráficas, da impressão serigráfica, minha formação primária, até sistemas de fluxo digital, onde me especializei em sistemas de fluxo digital para produção gráfica, da editoração até a pré-impressão e saída de arquivos de impressão. Iniciei minha carreira na publicidade baiana no início da década de 1990, passando por todos os departamentos de arte, indo de assistente de arte-finalista a layoutman, inclusive chefiando estúdios em diversas agências, chagando em 1994 ao posto de Diretor de Arte. No setor empresarial, foi sócio de diversas empresas de comunicação e atualmente é sócio da Quanta Comunicação, empresa de assessoria de comunicação e criação de conteúdo e desenvolve planejamentos de comunicação integrada, identidades institucionais, corporativas ou cooperativas, design gráfico e web design.

No campo da arte, desenvolvo uma poética participativa, fazendo um convite ao observador a interferir no processo artístico. Para criar obras como o Desenho Aleatório Colaborativo Sem as Mãos e a Haircut Performance, busquei referências em artistas como o Grupo Fluxus, Joseph Beuys, John Cage e a performer Marina Abranovich, além dos brasileiros Lígia Clark, Hélio Oiticica, Arthur Barrio e Cildo Meireles. Além disso, mantém uma produção de gravuras, utilizando técnicas de gravação em madeira, metal e materiais sintéticos. Atualmente colabora com a implantação do Atelier de Gravuras da Fundação Hansen Bahia (FHB), na cidade de Cachoeira – Bahia, coordenando oficinas permanentes e ministrando oficinas dirigidas a grupos de estudantes de escolas públicas e privadas, universitários e turistas que visitam a galeria da FHB.

Também realiza um trabalho de divulgação da gravura, ministrando oficinas e palestras abordando os temas relacionados a processos de artes gráficas em congressos e seminários em universidades. Atualmente, utiliza desde técnicas tradicionais até linguagens de programação computacional para a realização de trabalhos de arte e design.

Textos

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE