HairCut Performance

Todos temos várias identidades. Somos a imagem que fazemos de nós mesmos, mas os outros têm uma imagem de nós que pode divergir daquela que criamos.

A aparência por si mesma é uma qualidade efêmera, pois estamos em constante transformação no decorrer do tempo. A performance “HairCut Performance” explora a ambiguidade entre o eu e o outro, num processo de desconstrução alheia.

A performance começa meses antes da sua conclusão, pois me nego a manter uma aparência “comportada”, deixando que meu cabelo e barba cresçam sem nenhuma interferência estética, adquirindo assim um aspecto que cause estranhamento às pessoas que estão sujeitas às normas estéticas adotadas pela sociedade. As crianças vivem este estranhamento mais intensamente que os adultos. Sem comentários, os pequenos observam indiscretamente. Já os adultos tecem a crítica no tom de ironia: “E aí, vai virar Jesus Cristo?”

Dessa forma a performance se dá no meu próprio dia-a-dia, em minha rotina de vida. O público, nesse caso, são todos com quem tenho contato em meu cotidiano. Essas pessoas são afetadas pela performance de forma involuntária, pois a ação se passa sem um local ou momento estabelecido, confundido-se na rotina diária de quem convive ou apenas tem um contanto furtivo comigo.

  • Performance HairCut. Foto de Emerson Santos. Performance de Zimaldo Bacteria.
    Performance HairCut, CAHL-UFRB, maio/2013. Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
  • Performance HairCut. Foto de Emerson Santos. Performance de Zimaldo Bacteria Arte.
    Performance HairCut, CAHL-UFRB, maio/2013. Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
  • 1x1.trans - HairCut Performance
    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
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    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
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    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
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    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
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    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
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    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
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    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
  • 1x1.trans - HairCut Performance
    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
  • 1x1.trans - HairCut Performance
    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
  • 1x1.trans - HairCut Performance
    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
  • 1x1.trans - HairCut Performance
    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
  • 1x1.trans - HairCut Performance
    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
  • 1x1.trans - HairCut Performance
    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
  • 1x1.trans - HairCut Performance
    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)
  • 1x1.trans - HairCut Performance
    Fotos: Emerson Santos (In Memorian)

Fotos: Emerson Santos (In Memorian)

Para a “HairCut Perormance” tomo como referências as performances Cut Piece, da artista do grupo Fluxos, Yoko Ono, realizada em 1965, onde a artista, sentada no chão, se colocou a disposição para que suas roupas fossem retalhadas com uma tesoura pelo público, e a performance Rhythm 0, de Marina Abramović, realinada em 1974, no Estúdio Morra, em Nápoles, onde a artista permaneceu durante seis hora submetendo-se a ação do público, que utilizaram 72 objetos disponibilizados.

A “HairCut Performance” tem como ação final a interferência direta do público na minha própria aparência, pois me coloco a disposição para ter meu cabelo e barba cortados pelo público. Sentado em uma cadeira, com uma tesoura posta sobre uma mesa de apoio para que o público interfira em minha aparência, de forma que minha identidade final se torna imprevisível, já que cada um interfere de acordo com a sua própria vontade, em um processo singular de determinação alheia coletiva.

Vídeo editado por Galdino Aguiar com Fotos de Emerson Santos (In Memorian).

A primeira apresentação da “HairCut Performance” foi realizada no dia 23 de maio de 2013 no Quarteirão Leite Alves, na Cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia e contou com a a participação de alunos do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. A “HairCut Performance” foi apresentada como requisito da disciplina Técnicas e Processos Artísticos IV do Curso de Bacharelado em Artes Visuais da UFRB.

Ficha técníca

HairCut Performance


Autor: Zimaldo B
Técnica: Performance/Instalação
Gênero: Poéticas Participativas
Matérial Utilizado: Peça de Pano, cadeira, mesa de apoio e duas tesouras
Dimensões: 2D
Ano: 2013

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Publicitário, designer e artista visual baiano. Libertário por natureza.

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